Dicas de Como Cuidar e Afiar sua Faca

Nós, Amantes de Churrasco, sempre damos dicas de churrasco, receitas e falamos sobre churrasqueiras. Hoje resolvemos dar dicas de como afiar sua faca, mas antes de explicarmos como, vamos falar um pouco sobre os diferentes tipos de facas. não vamos nem citar a faca normal que usamos para comer, ok!? haha

facas

Faca de Carnes (a mais tradicional):  Tem em média 20 cm de comprimento, lâmina larga e ponta em lança (aquelas que espeta o dedo se você vacilar, sabe!? rs).

Faca de Legumes e Frutas: É pequena, estreita e curta. E fácil de manusear.

Facas de Serra: São ideais para cortar pães, pois as serras possibilitam cortar sem amassar.

Cutelo: tem lâmina larga, grossa e potente. Dá para cortar até osso com ele.

Há outros tipos de facas menos conhecidas, como faca para desossar e de tornear. Nós temos bastante modelos e kits na loja virtual, é só acessar esse link para ver!

Agora vamos falar sobre como afiar a faca:

  • Para saber se a faca está afiada, ou não, pegue um tomate e apoie o “pé da faca” nele. – O que é pé da faca!? É a pontinha próxima do cabo. Depois que apoiou, puxa a faca para trás só um pouquinho. Se a faca entrar no tomate e com o próprio peso ela cortar o tomate, então está bem afiada.
  • Se esse teste do tomate não der certo, sinal de que precisa ser afiada.
  • Nunca lave uma faca com a parte verde da bucha de pia; ela acaba com a afiação da faca.
  • Sempre use tábua para cortar os alimentos, independente se é de madeira ou de plástico. Nunca em cima de pratos, granitos ou fórmicas.
  • A Chaira é a ferramenta mais básica para se afiar uma faca. Sempre que for usa-la, apoie a chaira em papel, pano ou no vão que tem na tábua. Nunca tente afiar a faca com a chaira sem apoio, você pode correr o risco de se cortar – deixe isso para os mestres na cozinha, ok?
  • Depois de apoiada, com a faca aberta uns 10 graus, tente “tirar um fiapo ou cortar) a chaira, bem devagar. Faça o movimento do pé (Lembram lá em cima do pé da faca? O pé da Chaira também é próximo ao cabo) até a ponta. Repita esse movimento dos dois lados da faca, umas 10 vezes. Depois teste no tomate (como já ensinamos) e se não estiver bom, repita o processo.
  • A afiação de uma faca dura em média 40 ou 50 cortes, algo em torno de um mês.
  • A faca de serra também pode ser afiada. Com o lado sem os arcos, em um ângulo de 5 graus, mais ou menos, encoste na chaira – pé da faca com pé da chaira. Faça o movimento para baixo, movimento normal, como se estivesse cortando um pão. No lado com serras faça o mesmo movimento, porém o ângulo da faca deve ser de, mais ou menos, 25 graus.
  • Se a chaira não der conta é sinal que sua faca está bem usada, mas isso não significa que você tenha que jogá-la fora. Ufaa!! rs Só quer dizer que você precisa amolá-la com uma pedra de afiar ao invés. A pedra de afiar tem um lado de granulação grosso e o outro fino, e deve sempre estar úmida enquanto você afia sua faca; o ideal é que você mergulhe a pedra por 10 minutos antes de afiar sua faca. Para afiar, posicione a faca em um ângulo de 15 graus sob a pedra (lado de granulação grossa para cima), e deslize – como se quisesse tirar uma fatia – para trás, suavemente. Faça isso dos dois lados da faca.
  • Após esse processo com a pedra, sua faca ficará com um lado grosso. Para fazer o polimento dela, vire a pedra com o lado mais fino para cima e passe a faca – da mesma forma – porém uma vez de cada lado apenas.
  • Lave a faca sempre com água e sabão e nunca guarde sua faca largada na gaveta, o atrito dos talheres acabam com a afiação. Guarde-a sempre separadamente, de preferencia protegendo a lâmina.

 

Nós temos Afiadores na loja virtual da Amantes de Churrasco, também. Acesse aqui e veja qual modelo prefere. Lembrem-se que na lateral do blog tem um código promocional com desconto para leitores do blog. É só inserir antes de finalizar sua compra!

 

Agora que já sabem tudo sobre facas é hora de churrascar! Lembre-se de compartilhar conosco o seu churrasco: @amantesdechurrasco e #churraslovers.

 

Abraços a todos e ótima semana (que é curtinha!!)

 

logo_amantes_de_churrasco_AF


Sobre Amantes de Churrasco

Blog oficial da loja virtual Amantes de Churrasco

Um comentário:

Deixe uma resposta